Nós do Fashion Law e Luxo fomos conferir o evento ONDM (O Negócio da Moda), evento que chega a sua 5ª edição conectando empresas e pessoas do mundo da moda, compartilhando experiências e informações em forma de workshops e quick-talks, palestras e debates com grandes nomes do cenário brasileiro.

Foram três dias de evento muito bem divididos por temas, o primeiro dia tratava de Business e Marketing, participando nomes como: Claudio Roberto Grando CEO da Audaces, referência mundial na área de CAD/CAM para indústria têxtil e confecção. Fábio Neves, Diretor-Presidente da Epson, em seu talk falou sobre automatização – Indústria 4.0 e seus desafios. Quem encerrou o primeiro dia foi a Estilista Patrícia Bonaldi, que contou um pouco da sua trajetória profissional, falou sobre ousadia e empreendedorismo no mercado da moda nacional.

Segundo dia foi todo dedicado a Design e Comportamento, quem abriu o evento foi Iza Dezon da Dezon Consultoria Estratégica e representante exclusiva da PeclersParis na América Latina, abordou o tema Natureza + Tec, a moda na era dos nativos ecológicos, territórios de inovação. Na sequencia a verdadeira “Girl Boss” Brasileira Manoela Bordasch idealizadora e Cofundadora da plataforma “STEAL THE LOOK” a maior plataforma de conteúdo comprável do Brasil, Manoela levantou questões como Retail (R) evolution, desafios e oportunidades de um mundo Omnichannel, pontua a questão da – Emoção (Impulso) + Razão = consumidor cada vez mais racional e bem informado, a questão da entrega Onipresente (entrega de qualquer produto em qualquer lugar), também ressaltou que estamos vivendo a “era da reputação”, o poder dos comentários, a intolerância a comportamentos discriminatórios e antiéticos antissociais. Na sequencia entrou no palco Walter Rodrigues, estilista brasileiro que iniciou sua carreira na revista Manequim nos anos 80, como stylist, e lançou sua marca de roupas nos anos 90. Walter falou sobre estratégias no mercado da moda, sobre a evolução do processo de pensar moda, porque a moda também envelhece, os métodos envelhecem e precisamos estar adequados a esta nova geração que já nasce absolutamente digital. A questão da revolução 4.0 na indústria do futuro combinada com a questão artesanal cria um impacto visual muito interessante, segundo Walter R. E quem fechou o segundo dia de ONDM foi Lilian Pacce, autoridade em moda e estilo, Lilian é jornalista, editora de moda, apresentadora de TV, escritora, curadora e Publisher de sua plataforma pessoal, “Lilian Pacce”, que inclui seu canal de YouTube, Instagram, Facebook e Twitter. Lilian é engajada em causas sociais, ambientais e sustentáveis, e trouxe para seu talk assuntos pertinentes ao meio ambiente e ao reaproveitamento dos resíduos têxteis, além do excesso de plástico criado e produzido pelo ser humano, o consumismo desenfreado, motivado pelos conhecidos “Look do Dia”, onde jovens não queriam mais repetir roupas.  Lilian encerra segundo dia com o tema “não basta ser moda tem que ser sustentável”.

Flavia Bucker e Monica Salgado. (arquivo pessoal)

Terceiro dia, todo dedicado a Inovação e Sustentabilidade, temas como “Sul do Silício e Startup para seu negócio de moda” neuromarketing, novos caminhos novas marcas, questões de Blockchain para mudar a moda. Presença da Fernanda Simon ativista em prol de uma nova consciência de moda, responsável por trazer o movimento “FASHION REVOLUTION” para o BRASIL, organização que cuida de como, onde e como são fabricadas as roupas. Além de estar à frente de projetos como “Brasil Eco Fashion Week”, Fórum Fashion e Fashion Experience. Quem encerra a noite e o evento foi Monica Salgado, jornalista especialista em Marketing de Moda foi redatora-chefe da revista Vogue e Diretora da Glamour, além de passar pelas redações de outras revistas e jornais, se destacou no programa de TV Vídeo Show, hoje se dedica ao projeto: “Talk com Moni”. Monica abordou o tema: “como as mídias sociais mudam a moda e o mundo”.

 

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(Flávia Bucker é Diretora Criativa do Bucker Style Bureau, jornalista, estilista e produtora de moda. Pós Graduada em Moda Contemporanea e Cultura da Imagem, Especialista em Mercado de Luxo, atuou em 05 canais de Tv, como apresentadora, repórter e colaboradora de conteúdo de moda. Foi colunista de jornais, sites e revistas de moda. Uma das primeiras profissionais de moda a falar sobre o “Direito da Moda”, no Fashion Law. Através da plataforma Lattes, desenvolveu conteúdo sobre “moda sustentável” a uma das maiores universidades do País. Autora de artigos publicados no Brasil e Europa.)