Não é de hoje que influencers e criadores de conteúdo estão dominando as redes sociais. Eles têm sido capazes de direcionar uma decisão de compra de seus seguidores e aproximar a marca do seu público alvo, porém a sua contratação não é tão simples quanto parece.

Diversas são as situações nesse mercado em que a formalização dessas relações se passa despercebida, pois geralmente ocorrem por meio de uma conversa informal, via e-mail ou WhatsApp, na grande esmagadora maioria das vezes sem a definição e o estabelecimento das obrigações assumidas por ambas as partes, como prazos, responsabilidades e contraprestações.

E essa informalidade com que acontecem as contratações gera inseguranças e pode trazer problemas no futuro. O contrato é uma segurança jurídica e é fundamental que seja celebrado entre as partes, com cláusulas específicas, que atendam às necessidades de ambos.

Sem a formalização do que foi estipulado somado a dificuldade da comprovação torna longa, onerosa e incerto o êxito na busca pelos seus direitos no judiciário.