A indústria têxtil e a moda caminham lado a lado. Com a revolução industrial e o desenvolvimento de novas tecnologias, as possibilidades se multiplicaram. Atualmente, a cada dia surgem novas tendências, maneiras de otimizar a produção e potencializar os resultados. Por isso, o segmento está sempre passando por transformações.

Com aumento da oferta, aos poucos o consumo e fabricação de roupas começa a tomar outra proporção, e a indústria de tecidos rapidamente passa a ser uma das mais poderosas do mundo, desenvolvendo e aprimorando materiais que irão permitir a confecção das mais variadas peças de roupas.

É fundamental para o designer conhecer sobre os detalhes da cadeia têxtil, para que assim possa executar e materializar da melhor maneira a criação a ser lançada. O tecido faz parte da estratégia de marketing para se tornar algo diferente e especial do restante do mercado, por meio de fornecedores diferenciados e do entendimento devido sobre o tema em questão.

Se hoje é possível encontrar as mais variadas peças e estilos de roupa de diferentes tecidos e valores, alcançando a praticamente todos os públicos, e se a indústria da moda exerce poderosa influencia na sociedade, movimentando altas somas em dinheiro, muito ela tem a agradecer ao setor têxtil.